quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Câmara elege e empossa nova Mesa Diretora


O vereador Pedro Godinho (PMDB) é o novo presidente da Câmara Municipal de Salvador. Ele foi eleito para o biênio 2011/2012, na manhã deste domingo (2), com 30 votos, na Sessão Solene de Eleição e Posse da Nova Mesa Diretora da Câmara. O novo presidente substituirá o vereador Alan Sanches (PMDB), que ocupará, em fevereiro, uma cadeira de deputado na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Na mesma sessão, com a presença dos 41 vereadores que integram o Poder Legislativo Municipal, foram eleitos, na única chapa inscrita, os vereadores Paulo Magalhães Júnior (PSC, 1º vice-presidente, 38 votos); Isnard Araújo (PR, 2º vice-presidente, 36 votos); Paulo Câmara (PSDB, 3º vice-presidente, 37 votos); Carlos Muniz (PTN, 1º secretário, 34 votos); Moisés Rocha (PT, 2º secretário, 37 votos) e Orlando Palhinha (PSB, 3º secretário, 36 votos). Para os cargos de corregedor-geral e ouvidor-geral foram eleitos, respectivamente, os vereadores Alcindo da Anunciação (PSL, com 34 votos) e Olívia Santana (PC do B, com 37 votos). A sessão foi dirigida pelo vereador Alan Sanches, tendo ainda na co-direção dos trabalhos os vereadores Sidelvan Nóbrega (PRB), que também ocupará uma cadeira na Assembleia Legislativa, e Vânia Galvão (PT). Atuaram como escrutinadores, na conferência das cédulas e leitura dos votos, os vereadores Pedrinho Pepê (PMDB) e Andréa Mendonça (DEM). Após a eleição da nova Mesa Diretora e lavrada a ata da sessão, o vereador Pedro Godinho, já na condição de presidente, instalou na Câmara o 3º Período Legislativo da 16ª Legislatura.

Independência da Câmara

Em seu discurso de posse, o vereador Pedro Godinho agradeceu a confiança dos pares. Frisou que “somos nós que, em nome deste povo, em nome da nossa história e da história do Brasil temos que fiscalizar o poder Executivo Municipal, aprovando os projetos de lei, após analisá-los nas comissões, discuti-los e votá-los no plenário, transformando-os em Lei”. Disse ainda que manterá intocada a independência da Câmara e em harmonia com o Executivo. “Diante de vocês e da cidade; diante dos 30 anos de vida pública que tenho, eu asseguro a todos, neste momento, o meu compromisso em cumprir, de forma independente e democrática a proposta de trabalho apresentada”, ressaltou o novo presidente Pedro Godinho. “Ouviremos atentamente a cada pleito, procurando resolvê-los com presteza e determinação, tanto quanto possível. E não nos esqueceremos de viabilizar a implantação dos planos de saúde e o pagamento do saldo da URV dos servidores”, concluiu.

Nova Mesa Diretora – biênio 2011-2012

Presidente – Pedro Godinho (PMDB) 1º vice-presidente - Paulo Magalhães Júnior (PSC) 2º vice-presidente - Isnard Araújo (PR) 3º vice-presidente - Paulo Câmara (PSDB) 1º secretário - Carlos Muniz (PTN) 2º secretário - Moisés Rocha (PT) 3º secretário - Orlando Palhinha (PSB) Corregedor-geral - Alcindo da Anunciação (PSL) Ouvidora-geral - Olívia Santana (PC do B)

Toma posse a nova mesa diretora da Câmara do Prado


Após o impasse gerado e que só foi decidido no Tribunal de Justiça, o vereador Alfredo Gonthier de Almeida “Alfredinho” (PSC), tomou posse na tarde deste sábado, dia 1º de janeiro, como o novo presidente da Câmara Municipal do Prado. Alfredinho, um aliado do ex-prefeito Wilson Brito Filho, ocupa o lugar do ex-presidente Robério Barros (PT), que além de amargar a derrota mesmo tendo maioria numérica, deixou o comando da casa enfrentando muito desgaste político, após não admitir a vitória do adversário e ainda recorrer de uma decisão judicial proferida pelo juiz Rodrigo Quadros. No Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Barros foi novamente derrotado e teve que deixar o posto.

Além de Alfredo Gonthier de Almeida, foram empossados os vereadores Fernando Rodrigues Filho (vice-presidente), Jesseilton Costa “Sessé” (1º secretário) e Roberto Oliveira “Robertinho” (2º secretário).
Ao contrário do que muitos previam a sessão solene de posse foi prestigiada por integrantes da equipe do prefeito João Alberto Viana Amaral (PCdoB), incluindo o secretário Carlos Roberto “Cacau” (administração) e George Soares (finanças). O presidente do diretório municipal do PT, Benedito Bacurau e o advogado Wanderson Rocha Leite, este último que foi o responsável pelos recursos impetrados na Justiça em favor de Alfredinho, também estiveram presentes no ato de posse.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Valdiran Marques é eleito presidente da Câmara


EUNÁPOLIS - O vereador Valdiran Marques foi eleito, nesta sexta-feira (31), presidente da Câmara de Eunápolis. A eleição tensa, que terminou por volta do meio dia, ficou empatada em 5x5.

Como o critério de desempate - conforme o regimento interno da casa -, é o do vereador mais votada na última eleição, Valdiran venceu Ubaldo Suzart.

Até 2008, esse critério era o de vereador mais velho, o que beneficiaria Ubaldo. A mudança foi proposta pelo ex-vereador Vasco Queiroz e a aprovada pelos legisladores.

Ubaldo e o vereador Paulo Brasil pretendem recorrer da decisão, alegando que em cidades como Rio e São Paulo o critério de desempate é o de vereador mais velho.

No entanto, um advogado ouvido pelo RADAR64 afirmou que as chances deles reverterem a situação nos tribunais são remotas. Na Câmara de Salvador, por exemplo, o critério é do mais votado.

Valdiran deve tomar posse no começo de fevereiro, quando a Câmara de Eunápolis volta do recesso. A chapa vencedora tem como vice Amós Bispo e como primeiro e segundo secretários, respectivamente, Cherubino de Souza e José Miranda.

O candidato derrotado era apoiado pelo prefeito Robério Oliveira, mas o eleito também faz parte da base de sustentação do governo municipal e na primeira gestão de Robério foi o secretário de Adminstração. Analistas políticos dizem que não deve haver nenhuma posição radical do novo presidente em relação ao Executivo.

A eleição da Câmara foi adiada duas vezes, por falta de quorum, pois houve muita negociação nos bastidores do poder.

Um dos lemas da nova mesa diretora, durante o processo de captação de votos, foi o de unir os vereadores no sentido de serem mais respeitados pelo Executivo. Eles alegam que têm dificuldades para ter acesso ao prefeito, inclusive de marcar reuniões e fazer suas reivindicações.

EDITAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº. 01/2011

O Presidente da União dos Vereadores da Bahia, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o disposto nos Artigos 27,28 e 29 do Estatuto em vigor.

CONVOCA:

TODOS OS SÓCIOS DA UVB-BA, em pleno gozo de seus direitos, para participar de uma ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a realizar-se nos DIAS 03 e 04 de fevereiro de 2011 no CENTRO CULTURAL DA CÂMARA DE VEREADORES DE SALVADOR, às 09:00 horas, em primeira convocação com a presença mínima de 1/5 (hum quinto) dos associados, e em Segunda convocação às 14:30 horas, com qualquer número de participantes para tratar do cumprimento da seguinte pauta:

I – Eleição da : Diretoria Executiva, Diretoria de Assessoramento, Conselho Fiscal e Conselho de Ética.
II - Prestação de Contas.

Salvador/Bahia, 03 de janeiro de 2011

VASCO DA COSTA QUEIROZ