segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Valdiran Marques é eleito presidente da Câmara


EUNÁPOLIS - O vereador Valdiran Marques foi eleito, nesta sexta-feira (31), presidente da Câmara de Eunápolis. A eleição tensa, que terminou por volta do meio dia, ficou empatada em 5x5.

Como o critério de desempate - conforme o regimento interno da casa -, é o do vereador mais votada na última eleição, Valdiran venceu Ubaldo Suzart.

Até 2008, esse critério era o de vereador mais velho, o que beneficiaria Ubaldo. A mudança foi proposta pelo ex-vereador Vasco Queiroz e a aprovada pelos legisladores.

Ubaldo e o vereador Paulo Brasil pretendem recorrer da decisão, alegando que em cidades como Rio e São Paulo o critério de desempate é o de vereador mais velho.

No entanto, um advogado ouvido pelo RADAR64 afirmou que as chances deles reverterem a situação nos tribunais são remotas. Na Câmara de Salvador, por exemplo, o critério é do mais votado.

Valdiran deve tomar posse no começo de fevereiro, quando a Câmara de Eunápolis volta do recesso. A chapa vencedora tem como vice Amós Bispo e como primeiro e segundo secretários, respectivamente, Cherubino de Souza e José Miranda.

O candidato derrotado era apoiado pelo prefeito Robério Oliveira, mas o eleito também faz parte da base de sustentação do governo municipal e na primeira gestão de Robério foi o secretário de Adminstração. Analistas políticos dizem que não deve haver nenhuma posição radical do novo presidente em relação ao Executivo.

A eleição da Câmara foi adiada duas vezes, por falta de quorum, pois houve muita negociação nos bastidores do poder.

Um dos lemas da nova mesa diretora, durante o processo de captação de votos, foi o de unir os vereadores no sentido de serem mais respeitados pelo Executivo. Eles alegam que têm dificuldades para ter acesso ao prefeito, inclusive de marcar reuniões e fazer suas reivindicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário